O Centro Cultural Afro Latino – C.C.A.L foi fundado em 01/01/965, na Rua Valdemar Vago 90 Corumbá cep: 26042000 Nova Iguaçu, RJ, pelo então jovem Jeusamir Alves da Silva. Ostentou o nome de Casa Raiz do Benguê Ngola DJanga ria Matamba –CRBNDM, por 60 anos, quando recentemente, para adequar-se as exigências de grandes e médios patrocinadores, mediante Ata e 5ª reforma estatutária, foi realizada a mudança de denominação e fins, código principal e secundários, permanecendo o mesmo CNPJ. Desde sua fundação, a instituição em pauta, sempre trabalhou em prol da comunidade negra, através da Cultura, utilizando-se da Arte e da Educação. O seu fundador, enquanto autodidata, aplicou cursos para a comunidade e cercanias, sobre “Artesão do Carnaval”, “Máscaras Africanas”, “Bantos no Brasil e na África”, entre outros, escreveu 2 livros sobre a temática afrobanta no Brasil e demais vertentes negras. Em 2010, ainda como CRBNDM, através do convênio de nº 719027/2009, SEPPIR – PR, esta instituição realizou o 1º Seminário Nacional dos Angoleiros do Brasil, reunindo representantes das 5 regiões do Brasil e as três esferas governamentais. De lá para cá, vem estreitando os laços com a academia, utilizando-os como uma via de mão dupla para troca de conhecimentos necessários no ensino brasileiro, envolvendo a cultura negra, através da Arte e da Educação. Nesse ínterim, com 68 anos de idade, Jeusamir conquistou do ENEM (2011) ao Doutorado (2023), aos 80 anos. Juntando a sua oralidade ao conhecimento acadêmico, Hoje, com seus pares docentes, estudiosos da temática, realiza o sonho de poder oferecer cursos de formação cultural, para a comunidade negra, realizar seminários, festivais e outros eventos, de forma a qualificar o negro para o mercado de trabalho, bem como fortalecer a sua identidade no combate ao racismo e suas variáveis, sob a chancela atual de Centro Cultural Afro Latino –C.C.A.L.
Quem somos
Relações Institucionais


O Centro Cultural Afro Latino (CCAL), fundado em 1º de janeiro de 1965 por Jeusamir Alves da Silva, localiza-se na Rua Valdemar Vago, 90, em Corumbá, Nova Iguaçu, RJ. Durante 60 anos, o centro foi conhecido como Casa Raiz do Benguê Ngola Djanga Ria Matamba (CRBNDM), até que, em resposta às exigências de grandes e médios patrocinadores, passou por sua quinta reforma estatutária, resultando na mudança de denominação e fins, embora tenha mantido o mesmo CNPJ. Desde a sua criação, a instituição tem se dedicado à promoção da cultura e do empoderamento da comunidade negra, utilizando a arte e a educação como ferramentas fundamentais. O fundador, autodidata, sempre se empenhou em oferecer cursos voltados para o desenvolvimento e fortalecimento da identidade cultural da comunidade, reafirmando a importância da preservação das tradições afro-latinas.
O modelo educativo atual é composto por muitas inovações educativas e pedagógicas que facilitam, potencializam e impulsionam um processo formativo de aprender-a-aprender em um entorno de aprendizagem de qualidade.
Métodos de Ensino Construtivista


UNIVERSIDADES PARCEIRAS.


Patrocinadores



Localização
Rua Valdemar Vago 90 Corumbá ((Jardim Mato Grosso), Nova Iguaçu – RJ. CEP: 26042000,
Horário
Segunda a Sexta de 9:00 às 17:00 hs
Endereço


Estou ansioso pelo lançamento! Este espaço promete ser uma grande contribuição para a cultura afro-latina.
Mariana A.
Mal posso esperar para ver o que estão construindo! A expectativa é alta para este projeto.
Carlos M.

